Vários tipos de plástico são utilizados como embalagem para as balas baianas ou os doces caramelizados. No entanto, alguns deles não são adequados para o contato direto com a calda de açúcar.
Neste artigo, eu explico a diferença entre eles e conto qual é o meu preferido.
Os plásticos mais comuns são:
BOPP
BOPP (bi-axially oriented polypropylene) significa polipropileno biorientado. Esse tipo de plástico é mais rígido que os outros, o que dificulta o processo de embalagem, mas é muito resistente à água, o que protege o doce da umidade do ambiente.
Ele é bastante utilizado para embalar bem-casados, mas não é o mais indicado para as balas baianas porque gruda com muita facilidade na calda de açúcar e pode até rasgar na hora do consumo.
Celofane
O celofane é um plástico derivado da celulose. Ele é flexível, o que facilita o processo de embalagem, mas não é resistente à água e, assim, não consegue proteger o doce da umidade do ambiente.
Ele é um dos plásticos mais utilizados para embalar chocolates, mas também não é adequado para as balas baianas porque, não sendo impermeável à água, permite que a calda de açúcar derreta rapidamente.
PP
O PP (polipropileno), diferente do BOPP e do celofane, apresenta as três características necessárias para embalar as balas baianas. Ele é flexível, o que facilita o processo de embalagem, é resistente à água, o que protege o doce da umidade do ambiente, e não gruda no doce.
Por esses motivos, o polipropileno é o plástico mais recomendado para envolver qualquer doce coberto com a calda dura de açúcar (ou caramelo).
Você pode encontrar saquinhos de PP em qualquer loja de artigos para confeitaria, mas as folhas de polipropileno, que eu utilizo nos meus doces caramelizados, você só encontra na loja Glee. Clique aqui e conheça a embalagem que eu desenvolvi especialmente para você embalar as suas balas baianas.